9 Days in Iceland, Part Two: The Sexy South

A viagem para o sul de Akureyri foi agitada, para dizer o mínimo, mas a neve se acalmou e pudemos parar brevemente e tirar algumas fotos simples de vez em quando. À medida que as cores começaram a aparecer novamente na paisagem, começamos a nos sentir mais esperançosos enquanto caminhávamos em direção a Westrahorn. Se você está lendo isso e se perguntando o que está acontecendo com os artigos do Fstoppers, vou voltar e ler o artigo anterior 9 Dias na Islândia, Parte Um, e tudo pode fazer sentido. A Costa Sul tinha mais do que seu quinhão de filmagens da lista de desejos que queríamos revisitar. Mas o clima da Islândia tinha ideias diferentes das nossas.

Westrahorn: O tiro não vale o copo

Passamos apenas um tempo limitado em Westrahorn nas outras ocasiões que visitamos, então desta vez planejamos passar o resto do dia até o pôr do sol, dando-nos pelo menos 5 horas para navegar por diferentes combinações. Se tivéssemos filmado desta vez teríamos sido algumas lentes para o resto da viagem por causa dos ventos de leste muito fortes que estavam soprando tudo no horizonte, até a pele do nosso rosto estava em carne viva depois da aventura. Eu tive experiência em primeira mão no passado com lentes de vidro jateadas e um bom filtro UV para ajudar a proteger de um tiro, e eu sei o dano que isso causou. No entanto, passamos algumas horas lá protegendo e procurando as estruturas, esperando que o vento diminuísse. Apenas quando você pensou que parecia promissor, você vai liberar mais uma vez e o equipamento será embalado às pressas em bolsas de câmera. A imagem abaixo pode ajudar a dar uma ideia das circunstâncias, mas não mostra metade do que vivemos.

As picks telefónicas estavam na altura e, para falar a verdade, sem queixas, pois teria sido bom experimentar o ambiente em outras condições, preparando-nos para a próxima vez.

Lago Glaciar Jokulsarlon e Diamond Beach

Eu diria que isso compensou os ventos em Westrahorn, mas infelizmente não consegui aguentar até a manhã seguinte, o que dificultou as condições de tiro. As ondas no lago eram muito fortes e os blocos de gelo se moviam um pouco, o que dificultou as instalações. Demos uma volta para apreciar a paisagem e, como tivemos muita sorte em nossas outras visitas, não decepcionou em nada.

A propósito, a praia tinha alguns blocos de gelo quando chegamos. Isso se deveu novamente aos fortes ventos de leste relatados a mim por um guia mais tarde, que os empurravam ainda mais ao redor da costa. A praia em frente ao estacionamento principal estava completamente livre de qualquer gelo, e a outra praia tinha uma dispersão mínima. Tiramos fotos de telefone como um lembrete das circunstâncias.

Close-ups e retratos de grande angular podem criar ótimas composições aqui e o obturador lento destaca a água recuando novamente sobre a areia preta. Como você está em uma praia voltada para o sul com pouco ou nenhum elemento de fundo, exceto outros blocos de gelo, o céu pode desempenhar um papel muito importante na formação, dependendo do que está acontecendo com ele.

cavernas de gelo

Nós nos divertimos muito experimentando as cavernas de gelo com um passeio local, o guia conhecia muito bem a área da geleira e tinha uma resposta para todas as perguntas feitas. Toda a experiência levou cerca de 3 horas, incluindo dirigir até lá, caminhar e voltar. Voltando, cerca de um quilômetro depois, o guia parou e nos mostrou uma foto da caverna que ele havia tirado dez anos atrás. Foi a grande pedra em que estacionamos para nos mostrar a caverna, agora ao ar livre. A caverna recuou um quilômetro em 10 anos devido ao aquecimento global.

Posso sugerir se você quiser experimentar as cavernas por si mesmo que reserve uma festa menor e um guia fotográfico experiente? Nosso tempo era limitado nas cavernas e, embora valesse a pena em todos os aspectos, não tivemos tempo de montar os tripés e obter os acessórios que estávamos procurando, então houve fotos de telefone novamente. As cavernas são incríveis de se ver e acho que com grupos menores de pessoas você terá mais tempo para tirar as fotos que procura, então vou dar uma olhada nisso.

Kfarnovos

Este foi o nosso primeiro encontro com esta cachoeira maravilhosa, então eu não poderia recomendar os melhores horários para filmar, embora eu tenha visto algumas fotos incríveis do pôr do sol deste local. Mas o que posso dizer é cuidado com a época do ano que você visita. A estrada para a cachoeira estava livre de qualquer neve ou gelo enquanto caminhávamos. Atrás da cachoeira foi uma experiência completamente diferente e demoramos para chegar onde queríamos. Um centro de gravidade muito baixo foi necessário devido ao gelo. Crampons tornariam mais fácil entrar e sair, então talvez dependendo da época do ano em que você estiver visitando, coloque um par na bolsa da câmera.

Com a abundância de gotas de água nesta cachoeira, é útil usar uma escova sopradora para uma exposição mais longa. Eu costumo usar um pincel soprador com mais frequência ao fotografar exposições mais longas em condições como essa, devido ao revestimento da lente, as gotas de água se esgotam muito rapidamente. Enquanto um pedaço de pano pode manchar a lente às vezes. No entanto, nesta ocasião, nada pode detê-los, como você pode ver na foto acima.

Naufrágio do avião Solheimasandur

Este foi o destaque da viagem para mim nesta ocasião. Nós visitamos antes das duas vezes, mas desta vez fomos cedo e realmente valeu a pena, pois tivemos todo o lugar para nós o tempo todo em que estivemos lá. Na verdade, ele foi o primeiro que conhecemos quando voltamos para o estacionamento uma hora e meia depois.

Há muitas fotos dos destroços e eu amo o que resta da fuselagem, isolada e atormentada pelo devastador clima islandês, desta vez tivemos isso para nós mesmos em uma manhã clara e fresca. Passei os primeiros 15 minutos voando com o drone e, depois de tirar algumas fotos, larguei a 85mm e tirei algumas fotos detalhadas. Isso era algo que eu não tinha feito em ocasiões anteriores e francamente por causa do número de outros turistas, como nós lá.

Posso dizer agora que o melhor momento para fotografar destroços de aviões é quando você tem tudo para si. Com toda a honestidade, uma vez que você o fotografa, você o fotografou. O que fará a diferença são as condições climáticas ou as luzes do norte. Na nossa viagem tivemos apenas um breve período de luzes no sul com um Kp baixo então não valeu a pena arriscar naufrágios para fotografar desta vez.

Seljalandsfoss

A estrada atrás de Seljalandfoss está fechada e por boas razões. Toda a área era uma camada de gelo. Até o declive à direita da escada abaixo tinha espessas camadas de gelo. Embora tenhamos feito nosso caminho com cuidado, não havia espaço para dois se armarem e atirarem sem que um de nós descesse a rampa a uma velocidade vertiginosa e possivelmente acabasse com ossos e equipamentos quebrados. Descemos cautelosamente as escadas e tiramos uma foto da ponte como um lembrete das circunstâncias.

Várias composições podem ser encontradas aqui, atrás da cachoeira por exemplo, mas talvez a composição mais fotografada seja do topo da falésia à direita da cachoeira, quando há um pôr do sol incrível, é realmente uma foto incrível.

Dyrhólaey

Mais uma das minhas favoritas desta vez e simplesmente porque já não estou à procura de fotografias, no entanto continuei a tirar fotografias. O Viltrox 85mm está de volta em jogo novamente e eu comecei a assistir e gravar, o que é realmente curativo. Mais uma vez, depois de verificar o aplicativo meteorológico Vedur e ver que nada havia mudado, enquanto o sol se punha, não havia esperança de um céu incrível que pudesse ser destruído. Isso permitiu mais tempo para curtir o ambiente, algo que faço em casa, mas raramente faço em viagens longas porque o tempo é curto.

Na praia de areia preta de Reynisfjara, vimos todos se aproximarem das ondas para uma foto. Isso mesmo depois de ver os sinais de alerta ao entrar na praia, que incluem uma foto de um turista pego em uma onda rastejante. Passamos a maior parte do tempo sentados nas rochas caindo na extremidade da praia apenas observando os arredores e as pessoas assistindo e novamente o 85 mm foi conectado.

Até a próxima vez

Em termos de composição, se você nunca esteve na Islândia antes e isso está no seu radar, mude para tiros de balde se o tempo estiver curto. Há muitos outros fazendo a mesma coisa, o que não é ruim porque você está gravando do seu ponto de vista. As imagens deste artigo não são as obras de arte altamente polidas do pôr do sol deslumbrante e da aurora boreal que você pode ver online. Eles são apenas um registro da nossa viagem. Estes foram os nossos nove dias e fizemos o melhor que nos foi dado na altura. Pessoalmente, gostaria de passar um mês na Islândia para explorar mais e experimentar mais as mudanças climáticas e locais para ver como isso muda minha visão de tudo lá.

Então, você conseguiu alguma das fotos que gostaria de ter? Não, mas isso não significa que não foram ótimos nove dias. Fiz filmagens de telefone para gravar o voo e algumas filmagens da câmera. Eu não carreguei meu cartão SD nesta ocasião e, para ser totalmente honesto, não me importo porque realmente gostei de toda a aventura. As condições climáticas em constante mudança nos permitiram experimentar a Islândia de outra perspectiva, absorver tudo, e é isso que me interessa.

Então, até a próxima Islândia, foi divertido.